Caverna do Herói entrevista | Cah Poszar autora de “Teerra & Windy”

Teerra & Windy conta a história do jovem Luka, um arqueiro muito habilidoso, mas cego de um olho. Luka tem dois grandes amigos, a loba mal humorada Teerra e o sábio harpia Windy.

O maior sonho dos três amigos é poder sair do território do reino onde vivem, mas isso só é permitido a quem tem um passe especial, e para conquistar esse passe os três vão ter que viver uma grande aventura.

Para piorar a situação, Luka que é cego de um olho, não é bem visto pelas outras pessoas do reino, eles não acreditam nas capacidades dele como arqueiro, além de achar que ele é um louco, por sair por aí falando com animais selvagens.

Confira a entrevista:

1 – Cah Poszar (Se me permite te chamar assim), vamos começar falando sobre seus trabalhos, atualmente conta com quantas publicações? Quando começou a escrever, e viu que seus trabalhos sairiam de sonho para virar realidade? 

R: Pode me chamar assim mesmo! Na realidade Cah é meu nome artístico. Atualmente eu possuo duas publicações impressas, que são Teerra & Windy, uma série em dois volumes, e A Torre, edição em volume único, história completinha. Agora online tem mais, vira e mexe escrevo algumas histórias bem curtas que publico diretamente na internet.

Pra mim sempre foi uma ideia muito natural transformar minhas HQs em material impresso, acho que isso já foi pensado desde o início. Hoje o acesso a gráficas é muito fácil e nem precisa de um investimento tão alto, é só ter coragem de dar a cara a tapa! Claro que saber como preparar arquivos pra impressão, conhecer os processos ajuda muito e economiza uma grana também.

2 – A quanto tempo, desenha e escreve? 

R: Ah, conta minha mãe que desde sempre. Acho que é uma fonte confiável. Heheheh!

3 – Como se sente num mercado deste sendo mulher, sofre algum preconceito por isso ou dificuldades? 

R: Dificuldade exatamente não, mas preconceito sim. Pra quem não conhece meu trabalho, muitas vezes acha que todas as minhas histórias tem uma temática romântica, sentimental, bem água com açúcar, pelo simples fato de eu ser mulher. Acontece que não é esse o caso! Muito pelo contrário, as histórias que eu mais gosto de contar são as de aventura e fantasia. Eu gosto sim de romance, mas não me limito a isso. Grandes batalhas me soam mais interessantes.

4 – Sempre foi apaixonada por livros, ou tem alguma outra paixão? E como descobriu esse amor pelos livros?

R: Meus pais talvez (na verdade com certeza) são os grandes culpados por isso. Desde muito nova eles me incentivavam a ler, sempre tive acesso a muitos livros de tudo quando é temática. E disso foi um pulo pra começar a escrever minhas próprias histórias. No entanto ler não é o meu único passa tempo, tudo que envolve arte em geral me atrai, como modelar, costurar, etc. Inclusive já fiz cosplay algumas vezes, sabia?

5 – Vocês tem mais algum personagem?

R: Nossa, personagem é o que não falta! Já perdi a conta faz tempo.

6 – Você vem trabalhando em mais algum projeto? Quais suas expectativas para o futuro?

R: Sim! Atualmente estou trabalhando no segundo volume de Teerra & Windy e também um lançamento especial para a CCXP 2017! Meu primeiro quadrinho completamente em cores. O Anúncio oficial dele sai no fim desse mês!

7 – Quem é a Cah Poszar ?

R: Que filosófico! Mas ai vai uma breve bio:

Meu nome é Camila Cardoso Poszar, também conhecida como Cah Poszar. Sou formada em Artes Visuais, apaixonada por ilustração digital e tradicional, design gráfico e de produto.

Trabalho atualmente com criação e ilustração para Style Guides de personagens licenciados, como Barbie, Polly, Hotwheels, Wonder Woman, Penélope Charmosa e vários outros. Sim, eles são desenhados aqui no Brasil! ;D

Também já trabalhei projetando brinquedos promocionais de personagens licenciados para grandes clientes, como Mondelez, Top Cau, Kopenhagen, C&A, Renner, Richuello, Shell e etc.

Além disso, também faço meus projetos de HQs autorais!

8 – Jogo rápido com você.

R: Personagem preferido? – Edward Elric (Fullmetal Alchemist)

Filme preferido? – Howl’s Moving Castle

Série preferido? – Atualmente GOT

Herói preferido? – Miss Marvel/Kamala Khan

Vilão preferido? – Darth Vader

Livro preferido? – O Guia do Mochileiro das Galáxias

Melhor história em livro que leu? – Batalha do Apocalipse

Um autor de livros? – Tolkien

Melhor personagem brasileiro? – Luka (de Teerra & Windy) Eheheh! Brincadeira! ;D

Arroz por cima ou por baixo do feijão, rs? – Arroz por cima! Só pra gerar polêmica.

Lembrando que isso é atualmente, essa lista costuma mudar constantemente.

9 – Qual dica deixa para quem está começando nesse mundo?

R: Viver de arte é uma coisa extremamente complicada, nem sempre você vai fazer só o que quer, vai ser frustrante, vai ser difícil, você vai querer desistir de tempos em tempos…. Mas se você tiver coragem e enfrentar tudo isso, vai ver que que mesmo que seja complicado, vale a pena! Minha maior felicidade é ver meus projetos prontos e a alegria que dá em ver que outras pessoas além de mim também apreciam eles. Saber que meu trabalho inspira outras pessoas não tem preço.

10 – Deixe os contatos onde os leitores poderão adquirir suas histórias e falar com você.

R: Você podem saber um pouco mais sobre mim e os meus trabalhos, não só de quadrinhos, no meu portfólio: https://www.cah-poszar.com/

Tem também minha loja online: http://shop.cah-poszar.com/

E pra fechar, meu perfil no Tapas, onde vocês podem ler minhas HQs online: https://tapas.io/CahPoszar

11 – Cah, a Caverna do Herói não tem palavras para agradecer pela oportunidade. Desejamos sucesso nessa sua caminhada, e se você quiser falar alguma coisa, essa é a hora.

R: Imagina! Eu que agradeço pelo convite! Fiquei extremamente feliz em responder as perguntas!

Agora uma última dica pra quem está pensando em entrar no mercado de quadrinhos, arte, o que for. Simplesmente FAÇA. Qualquer trabalho FINALIZADO, mesmo que com graves erros é infinitamente melhor do que um projeto perfeito que nunca foi executado.

Acho que é isso!

Confira uma galeria de capas e artes da Cah:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gouvea

Paulo Gouvea é Gestor e Editor do Caverna do Herói. Sempre buscou trabalhar em algo voltado para o publico Geek. Conforme o tempo foi passando, conheceu a Caverna e entrou para o grupo para buscar esse sonho.