Caverna do Herói entrevista | Airton quadrinista da HQ “Cabra D’Agua”

Um cabra valente feito de água. Oxe!

Cristiano Valente, também conhecido como Cabra D’água, é um cabeludo bem vestido, conversador e cheio de atitude. Vagando pelo sertão nordestino, usa as suas habilidades de manipular a água para resolver conflitos e ajudar o povo sertanejo, ao mesmo tempo que aprende sobre esses novos poderes com coragem e bom humor.

Confira a entrevista:

 

1 – Airton, vamos começar falando sobre seu trabalho “Cabra D’Agua”. 

Quando foi que surgiu a inspiração para criá-lo? 

R: Meus avós e muitos dos meus tios vivem no sertão da Paraíba. Eu os visitava durante as férias escolares junto com meus pais e também ajudava meus primos nos trabalhos rurais: dar comida para o gado e carregar água. Foi numa dessas que pensei num andarilho que possuía o poder da água e ajudava o povo sertanejo, mas com um visual que fugisse do padrão norte-americano de super-heróis e com uma personalidade amigável, que conversasse com o povo e fosse amigo de todo mundo.

2 – Como você enxerga o mercado de quadrinhos nacionais? E como você se vê nesse meio? 

R: Está crescendo, mas ainda não é o ideal para um artista sobreviver somente de quadrinhos. Estamos caminhando para essa realidade, mas ela ainda está bem longe no horizonte. Eu me vejo como um colaborador para esse mercado de quadrinho que cresce a cada ano, sempre produzindo conteúdo e ajudando os que estão à minha volta, seja com pequenos pitacos para as histórias ou revisando textos.

3 – Como começou sua paixão pelos quadrinhos?

R: Desde criança que leio quadrinhos, mas só comecei a me interessar mesmo em cria-los após ler “Preacher” do Garth Ennis. “Preacher” tinha algo que nunca tinha visto em nenhuma outra HQ até então: palavrões e violência extrema! A partir dali, comecei a estudar por contra própria como criar roteiros e li e reli muitas vezes diversos autores para entender como funcionava uma história em quadrinhos.

4 – Você tem mais algum personagem?

R: O de maior relevância com certeza é o Cabra D´Água, visto que já saíram duas histórias dele. Outro personagem que pretendo dar continuidade ainda está para sair. Será um personagem voltado para o terror e irei lançar a primeira edição na CCXP, numa revista desenhada por Samuel Sajo. (Sem duvidas a Caverna pretende estar nesse lançamento)

5 – Você vem trabalhando em mais algum projeto? Quais suas expectativas para o futuro?

R: Tenho muitos roteiros escritos e que estão sendo desenhados nesse momento. Dois álbuns de 60 páginas (um com uma aventura nova do Cabra D´Água e outro com uma história urbana com ação, violência e humor negro) e também tenho três histórias que sairão nas coletâneas da Editora Draco (Periferia Cyberpunk, Demônios da Goétia e Imaginários em Quadrinhos Vol. 05).

6 – Quem é Airton Marinho?

R: Airton Marinho é o cara que divide a vida com a esposa Thaís. Filho de Pedro e Avilina, é um sujeito que acorda cedo e pega o metrô pra ir trabalhar num emprego fora da área dos quadrinhos. É nesse trajeto entre casa-trabalho que pensa em histórias malucas e horrendas.  Nos finais de semana, ao invés de dormir até tarde, acorda cedo para trabalhar nos seus roteiros e em outras coisas como editor-assistente da Editora Draco. Adora cerveja, heavy metal e camisetas pretas.

7 – Airton. Jogo rápido.

Personagem preferido? – Hitman de Garth Ennis.

Filme preferido? – Snatch: Porcos e Diamantes.

Série preferida? – Breaking Bad.

Herói preferido? – Luffy, de One Piece.

Vilão preferido? – Tijolo, do filme Snatch: Porcos e Diamantes.

Melhor história em quadrinho que você leu? – Matadouro de Unicórnios, de Juscelino Neco.

Um autor de quadrinhos? – Garth Ennis.

Melhor personagem brasileiro? – Necronauta, de Danilo Beyruth

Bolacha ou Biscoito, rs? – Com recheio: Bolacha. Sem Recheio: Biscoito.

8 – Qual dica você pode deixar para quem está começando?

R: Leia livros, vá a teatros, cinemas e consuma tudo o que há de cultura por aí. Não consuma somente quadrinhos, pois você correrá o risco de sua história emular somente aquilo que viu em uma única forma de arte. E sente-se numa cadeira e escreva! Não espere a inspiração vir porque ela pode vir tarde demais.

9 – Deixe os contatos onde os leitores poderão adquirir suas histórias e falar com você.

R: Pra falar direto comigo, pode ser através do Facebook ou através do e-mail: airtonmarinho@yahoo.com.br. Ainda não possuo um site com todas as minhas obras reunidas para compra, mas a maioria delas estão no site da Editora Draco.

10 – Airton, a Caverna do Herói não tem palavras para agradecer pela oportunidade.

Desejamos sucesso nessa sua caminhada, e se você quiser falar alguma coisa, essa é sua hora.

R: “Busquem o conhecimento…” Heheheh! Zoeira! Fico feliz por falar um pouco sobre mim e agradeço a Caverna do Herói por ter dado essa oportunidade! Criar quadrinhos é uma tarefa solitária e pouco prestigiada em nosso país e toda vez que temos um reconhecimento, fico eternamente grato por isso! Um abraço pra todo mundo que leu até aqui e em especial à Caverna do Herói! 

Confira uma galeria de capas com trabalho do Airton:

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Born to lose, live to win” – Lemmy Kilmister – Motorhead

Gouvea

Paulo Gouvea é Gestor e Editor do Caverna do Herói. Sempre buscou trabalhar em algo voltado para o publico Geek. Conforme o tempo foi passando, conheceu a Caverna e entrou para o grupo para buscar esse sonho.