Sentinela, considerado o herói mais poderoso da Marvel!

O Sentinela teve sua primeira aparição na minissérie Sentry publicado em 2000, escrita por Paul Jenkins com arte de Jae Lee. Para promover o personagem, foi dito que se tratava de uma criação perdida de Stan Lee e Artie Rosen. A minissérie teve cinco edições e, em seguida, foi publicado em uma série onde se unia ao Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, o Anjo dos X-Men, Hulk que levaram a Sentry vs. the Void, um adicional que encerrou a história da minissérie.

Em 2005, o escritor Brian Michael Bendis reutiliza o Sentinela, fazendo dele um membro dos Novos Vingadores. O Sentinela desempenhou um papel menor no primeiro arco, Breakout (edições #1-6), e foi o foco do segundo arco, The Sentry (edições #7-10). Também em 2005, o Sentinela recebeu outra minissérie, escrita por Paul Jenkins e desenhadas por John Romita, Jr., que teve oito edições. O Sentinela apareceu em Mighty Avengers como um membro dessa equipe e mais tarde em Dark Avengers em uma papel semelhante, e foi protagonista da minissérie The Age of the Sentry. Ele apareceu como um personagem regular na série Dark Avengers da edição # 1 (março de 2009) até ao momento da sua morte na série Siege.

Origem


Há duas versões de sua origem!

Robert Reynolds (Bob) era um garoto franzino, vítima de “bullying” em sua escola, mas por sua inteligência foi direcionado para ser ajudante de um cientista. Um dia, descobriu que seu instrutor estava fazendo testes com um super-soro, o mesmo que havia dado poderes ao Capitão América. Só que a fórmula deste elixir era mais poderosa, pois alteraria seu organismo em nível molecular. Ele, na esperança de ficar mais forte, tomou-a e acabou ganhando ganhando poderes equivalentes a “um milhão de sóis explodindo”.

Seu primeiro ato antes de fazer um uniforme para si e estrear como o Sentinela foi dar uma surra no valentão que o atormentava no colégio. Porém, seus traumas fizeram originar-se o seu maior inimigo: Vácuo, o seu lado sombrio, que alimentava-se dos medos profundos de seus inimigos.

Um professor de química guardava uma fórmula sigilosamente de um projeto abandonado, terceirizando essa função do governo dos Estados Unidos após o fim da Guerra Fria, nem mesmo o professor tinha um grande conhecimento sobre o que se tratava a fórmula.
Até que um de seus alunos, Bob Reynolds, um franzino estudante usuário de drogas e com problemas psicológicos, se deparou com a fórmula e a roubou. O jovem toma o conteúdo do frasco buscando algum efeito alucinógeno mas o soro começou a fazer um efeito imediato dando a Bob vários poderes tornando-o um ser superior, mas Bob percebeu que uma nova personalidade surgia, a de um malígno e poderoso vilão chamado Vácuo.
O soro foi feito para ser ingerido por um agente treinado pelo governo mas foi bebido por Bob, um garoto esquizofrênico com transtorno de ansiedade e agorafobia.

O Governo tomou conhecimento do fato e Bob e seu professor foram transferidos para uma Instalação secreta, deram a Bob o nome Sentinela e teoricamente prosseguiram com o treinamento dele para ser um herói mas, na verdade, o governo tentava sem sucesso matar Bob sem ele saber o perigo que representava.

Inicialmente, Robert procurava o Professor para alimentar o vício no super-soro mas, com o passar do tempo, contou com a ajuda de heróis para superar a situação, assumindo uma identidade heróica.

Poderes e Habilidades




Fisiologia quimicamente avançado: Os poderes sobre-humanos e habilidades do Sentinela derivam do soro Super Soldado que teve sua potência aumentada 1000 vezes. O Soro cria uma fase de mudança em suas moléculas, fazendo com que cada átomo para o passo um instante à frente da linha do tempo atual. O soro induz a uma reação de fotossíntese, resultando em uma hiper estado de consciência. A força do Sentinela varia de acordo com suas aparições, culpa de sua instabilidade mental causada pela Vácuo. Dependendo de como ele é mentalmente estável, ele poderia ser poderoso o suficiente para combater as ameaças Cósmica.Força sobre-humana: O Sentinela possui vasta força sobre-humana, concedendo-lhe a capacidade de levantar pesos muito acima de 100 toneladas facilmente. Ele tem demonstrado sua força durante toda sua carreira, levantando facilmente pesos enormes, rasgando Carnificina em dois, Partindo o Machado cósmico de Terrax , levantando um navio de cruzeiro sem esforço, sobrecarregado o Homem Absorvente deixando-o sugar seu poder até explodir em átomos e até bater de frente com o Hulk. Enquanto possuído pelo O Vácuo foi capaz de quebrar os membros do Hulk com relativa facilidade e ainda rasgou Ares ao meio, provavelmente matando-o. Ele também pode absorver a radiação solar para a força adicional.Velocidade sobre-humana: Ele já capturou balas em movimento e também tem sido visto em movimento muito acima das velocidades supersônicas; sua velocidade na terra é o bastante para ser avaliado como rápido o suficiente para mover a uma velocidade orbital (5 quilômetros por segundo). Também deve ser notado que o Sentinela já foi capaz de voar ao sol  em oito minutos luz. Isso mostra que a sua velocidade durante a viagem inter-estelar é várias vezes superior à velocidade da luz tendo a capacidade de entrar no hiperespaço.Vigor sobre-humano: Com uma musculatura reforçada Sentinela é muito mais eficiente do que um humano normal. Os seus músculos não produzem toxinas de fadiga, assim, concedendo-lhe resistência, teoricamente, ilimitada. No entanto, sua resistência dependem de seu estado mental. Se ele estiver totalmente estável será incapaz de ser parado mas Se ele estiver mentalmente instável, poderá chegar ao seu pico em, aproximadamente, uma semana.

 Agilidade sobre-humana: o equilíbrio natural do Sentry, agilidade e coordenação do corpo são reforçadas a níveis que estão muito além dos limites naturais física do melhor atleta (Humano) do mundo

 Reflexos sobre-humano: O Sentinela pode reagir em velocidades sobre-humanas superior a várias vezes a velocidade do som. Sentinela foi capaz de pegar uma bala de um Sniper Skrull que usava uma arma avançada e seus projéteis viajam em Mach 4.

Sentidos sobre-humanos: O Sentinela possui sentidos muito aperfeiçoados. Ele é capaz de ouvir quase todo o som em qualquer volume ou frequência. Ele tem mostrado controle suficiente para bloquear sons ambientes para se concentrar em uma fonte/frequência específica, ele já demonstrou ouvir batimentos cardíacos de uma borboleta na África. O alcance de sua visão é também muito maior do que a de um ser humano. Ele é capaz de detectar uma única pessoa de centenas de milhas no ar e níveis acima das nuvens. Voo: O Sentinela possui a habilidade de flutuar pelo ar desafiando a gravidade e utiliza a sua velocidade sobre-humana para voar muito acima velocidades supersônicas (acima de mach 4). Durante a invasão secreta dos Skrulls, ele voou para a Saturno (cerca de 1.000 milhão de quilômetros de distância), quase imediatamente.


Invulnerabilidade: O Sentinela é quase completamente invulnerável a danos. Ele foi visto sobreviventes extremamente duras condições atmosféricas, incluindo os vácuos do espaço. Nick Fury afirmou que a S.H.I.E.L.D. precisa encontrar uma maneira de matá-lo, e até mesmo o Scanner de Tony Stark  não encontrou deficiências fisiológicas no corpo do Sentry. No entanto, ele foi exibido várias vezes que ele é suscetível de manipulação mental: pelo Vácuo.Fotocinese: Sentinela também tem a capacidade sobre-humana de gerar, controlar e emitir luz. Esta capacidade de produzir luz podem ser semelhantes aos de Cristal.
Por controle consciente sobre a luz que ele produz, ele pode controlar sua direção, frequência (cor), amplitude (intensidade) e duração. O Sentinela pode produzir muitos efeitos com a luz que ele manipula. Ele pode simplesmente causar um brilho sobre todo o seu corpo. Ele pode criar um pulso de luz de vários milhares de segundo watts de potência, que cega as pessoas temporariamente com seu brilho. Esta capacidade tem sido provada ser capaz de acalmar o Hulk.Explosões de energia: O Sentinela pode gerar calor, luz, força e outras formas de energia como poderosas explosões e explosões de cor amarela. Estas explosões são geralmente gerados a partir das mãos e dos olhos.Habilidades Psiônica: O Sentinela possui poderosos poderes psíquicos e mentais usado principalmente para a realização de sua forma física em conjunto, (embora ainda não se sabe se o Sentinela pode usá-los igual ao Professor X). Já foi capaz de implantar suas memórias dentro da mente de uma pessoa e foi capaz de apagar-se das memórias de cada ser no planeta.

Ressurreição: O Sentinela parece ser capaz de trazer os mortos de volta à vida sob o aflição emocional extrema. Depois de Ultron assassinar sua esposa, Sentinela foi capaz de ressuscita-la ao simplesmente tocá-la. Não parece que ele tem o controle sobre esse poder, como ele ficou chocado com a sua capacidade de fazer tal ato, tendo também a capacidade de curar ferimentos.Manipulação molecular: Após um confronto com o Homem Molécula, Robert descobriu que ele tem os poderes de manipulação molecular pois ele tinha usado para reverter o estado líquido em que o Homem Molécula tinha se transformado. A extensão desses poderes ainda não são conhecidos, mas confirma-se que eles são maiores do que o Homem Molecular, já que ele foi capaz de derrotá-lo. No entanto deve-se notar que, ao contrário do Homem Molécula , Sentinela tem pouco controle de seus poderes.